Nhamandu Jogweru tenonde omãn'ê - O sol nasce com seus raios e sua sabedoria

Você já ouviu falar sobre Agroecologia?

Para alguns, agroecologia pode ser entendida apenas como um conjunto de práticas agrícolas sustentáveis no campo, que ao invés de utilizar agrotóxicos em monoculturas, é feita produção orgânica num espaço mais biodiverso. Mas a agroecologia vai além da técnica e do orgânico:
.
1) Ela diz respeito a uma produção que respeita e se adapta ao ecossistema original onde se insere utilizando o seu potencial e respeitando o tempo de florir, frutificar e colher da natureza.
.
2) Agroecologia tem o compromisso de recuperar saberes populares sobre manejo agrícola, mas também sobre a forma como se dá a nossa relação com a terra e a natureza, desvendando outras possibilidades de vivência em sociedade.
.
3) Por meio dela, são recuperadas e valorizadas as plantas nativas e alimentos nativos de cada ecossistema, que foram culturalmente importados e substituídos no contexto da colonização e de tempos mais recentes, por um padrão de alimentação europeu e menos biodiverso.
.
4) Agroecologia tem o compromisso com as causas sociais, pois tratando-se de um sistema agroalimentar mais complexo e diversificado, pode gerar alimento seguro para as famílias que o produz e para aquele que adquire o alimento desse agricultor, isto é, promove a segurança e soberania alimentar.
.
5) Ela é ciência, mas uma ciência que não se desvincula do aspecto ético de seu processo e contexto social, interagindo com os saberes tradicionais, aprendendo e trocando com ele enquanto um sistema de saber diferente, mas não menos válido.
.
6) Por não fugir das questões sociais com as quais se relaciona, ela é também um movimento social em busca de maior justiça social na distribuição e uso da terra, nas condições de trabalho na produção do alimento e na condição de vida das pessoas.
.
NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica) da UFABC é um dos quase 200 NEAs que temos pelo Brasil e com foco em agroecologia urbana. O NEA-UFABC é responsável por ações que abrangem a região sudeste da região Metropolitana de São Paulo e sua área de estudo contempla grandes áreas urbanizadas."
.
(Texto explicativo tirado do NEA o qual apoiamos)

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados